Por meio de sua Coordenação Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais (CEMTR), a Fetaemg se fez presente na Plenária Regional de Trabalhadoras Rurais da Regional Sudeste, em Bauru, São Paulo, com o objetivo de fazer um balanço da participação das mulheres no movimento sindical da região. “A Plenária é um espaço de avaliação e também de fortalecer a luta e o posicionamento político das companheiras para o 12º Congresso da Contag, e na organização por meio das comissões estadual e municipais” afirma a CEMTR/Fetaemg, Alaíde Bagetto Moraes. Ainda segundo Bagetto, é importante para acumular subsídios para realizar a Plenária Estadual e para uma participação ativa na Plenária nacional que acontece em novembro.
Também representaram a Fetaemg na Plenária da Região Sudeste, Maria Rita Fernandes, diretora de Finanças; Maria das Graças Pinheiro, diretora do Polo Baixo/Médio Jequitinhonha; Maria Aparecida, assessora da CEMTR; Rízia Silva Cardoso, coord. Regional de Mulheres do Vale do Mucuri; Auxiliadora Alves Martins, coord. Regional de Mulheres do Baixo/Médio Jequitinhonha; Marlene Antônia de Oliveira, presidente do STR de Ibirité.
Além de Minas Gerais, marcaram presença na Plenária, representantes dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
De acordo com a secretária de Políticas para Mulheres/Contag, Alessandra Lunas, as plenárias regionais estão sendo momentos fundamentais para as mulheres diretoras das Federações. “Estamos avaliando nossa participação dentro do MSTTR, sempre com o objetivo de fortalecer a luta unitária das mulheres interna e externamente, na busca por igualdade das companheiras na sociedade. Um diálogo que aponta o rumo da luta das mulheres olhando: de onde viemos? E para onde queremos ir? Pois entendemos que liderança que não conhece sua história não é capaz de olhar para o futuro”, destaca Lunas.
A Plenária terminou nesta quinta-feira (23/06) com um balanço positivo sobre a organização e participação das mulheres nos espaços políticos de decisão dentro do MSTTR.