Convênio entre Fetaemg e B.Brasil promete facilitar o acesso de agricultores ao Pronaf

9 anos atrás

Com o objetivo de agilizar e ao mesmo tempo ampliar o acesso dos agricultores familiares aos recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), a Fetaemg e o Banco do Brasil assinaram, na manhã desta quarta-feira(03), o convênio “Correspondente Especializado do Agronegócio”.

Com a iniciativa, os Sindicatos de Trabalhadores Rurais terão, entre outras atribuições, autonomia para a coleta de informações e organização de documentos do agricultor para a abertura de conta no Banco do Brasil, tendo assim, acesso ao crédito. “A parte técnica do Projeto continua sendo de competência da Emater. O convênio irá permitir aos Sindicatos cuidarem também da parte administrativa, ou seja, a organização de documentos que envolvem toda a parte burocrática para a abertura de conta no Banco”, explica o diretor de Política Agrícola da Fetaemg, Marcos Vinícius.

Inicialmente, cerca de 50 funcionários dos Sindicatos passarão por um curso de capacitação que será coordenado pelo Banco do Brasil para que estejam aptos a atuarem como “Correspondentes Especializados do Agronegócio”. Outros Sindicatos que aderirem ao convênio também serão capacitados. O presidente da Fetaemg, Vilson Luiz da Silva, explica a adesão do Sindicato é voluntária, mas ele precisa estar bem organizado e em dia com as suas obrigações, como por exemplo, com a prestação de contas.

Vilson ressalta que o convênio com o Banco do Brasil é um passo importante para ampliar o acesso do agricultor aos recursos do Pronaf. “Essa é mais uma prestação de serviço que o Sindicato irá disponibilizar para o agricultor e agricultora. Sabemos que os Bancos estão com o quadro de funcionários reduzido, o que acaba dificultando o atendimento ao Pronaf”. Para o presidente, a questão burocrática tem sido um dos entraves para o acesso ao crédito.

Na justificativa do superintendente de Negócios do Banco do Brasil, Reinaldo Yokoyama, a iniciativa foi motivada devido à proximidade do agricultor com o Sindicato. “Percebendo que o agricultor vai muito mais ao Sindicato do que ao Banco do Brasil, nós estamos viabilizando um canal que, ao invés da pessoa ter que juntar a documentação e levar ao Banco, ela entrega em seu Sindicato, que irá preparar toda a documentação necessária. De forma que no Sindicato seja resolvido praticamente todo o seu financiamento”.

A solenidade de assinatura do convênio foi marcada pela presença de dirigentes sindicais de todas as regiões do Estado, além de representantes do governo federal, e de entidades parceiras, como a Emater e a Secretaria Municipal de Abastecimento.