Presidente da Fetaemg faz entrega de escrituras de terras a famílias contempladas pelo PNCF

8 anos atrás

crisolitaO sonho de possuir um pedaço de terra para produzir e gerar renda, está sendo concretizado em Crisólita, na região do Vale do Mucuri. Quarenta e sete famílias da Associação Bom Jesus foram contempladas, por meio de financiamento, pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) e receberam as escrituras de suas terras.  A solenidade aconteceu no sábado, (10/12), e contou com a presença do presidente da Fetaemg, Vilson Luiz da Silva. Na ocasião, o presidente destacou que o crédito fundiário é a esperança de muitas famílias que não têm acesso à terra, e é uma conquista do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais. Ele destacou também a importância dos trabalhadores e trabalhadoras estarem conectados aos Sindicatos, que são um instrumento de luta das famílias, na defesa de seus interesses.

Cada família recebeu a escritura de uma área de 13 hectares, depois de uma espera que durou cerca de oito anos trabalhando como meeiros e diaristas, por exemplo. Além de serem contempladas pelo PNCF, essas famílias poderão ter acesso às políticas públicas, como o Pronaf, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), entre outros.

PNCF

O Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) é uma alternativa em regiões onde não há possibilidade de desapropriar áreas para se fazer a reforma agrária. São três as linhas de financiamento: Combate à Pobreza Rural, Nossa Primeira Terra e Consolidação da Agricultura Familiar. A linha que o trabalhador rural poderá acessar depende do seu perfil e do patrimônio familiar. A Fetaemg, que é parceira na operacionalização do PNCF em Minas Gerais. Junto com os Sindicatos de Trabalhadores Rurais, atua na elaboração de propostas para o cadastramento de famílias no Programa.

Também participaram da solenidade o prefeito eleito de Crisólita, Aderlande Moreira Vilela, o presidente do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Crisólita, Marcos José Nunes de Souza, e o presidente da Associação Bom Jesus, Eduardo Capristano, entre outros.