A Fetaemg foi uma das entidades homenageadas durante a cerimônia de posse do novo Conselho Estadual de Política Ambiental (COPAM) biênio 2016-2018, que aconteceu nesta segunda feira (19/12), no auditório Juscelino Kubitschek, na Cidade Administrativa em Belo Horizonte.
O presidente da Fetaemg, Vilson Luiz da Silva, recebeu a placa de homenagem das mãos do secretário adjunto de Estado Germano Luiz Gomes Vieira. O reconhecimento foi fruto da luta constante da Fetaemg para promover o desenvolvimento ambiental e um modelo de produção sustentável. Para alcançar este objetivo, a Federação tem participado ativamente do COPAM, comparecendo à todas as reuniões e propondo alternativas e ações.
O presidente Vilson Luiz, também membro do COPAM, comenta como o Movimento de Trabalhadores Rurais tem atuado no Conselho para buscar um modelo de produção que preserve o meio ambiente. “Para nós, enquanto entidade, é importante participar para discutir e contrapor o modelo atual, propondo um modelo de produção sustentável. Há muita diferença entre nossa proposta e a forma de produção do agronegócio, por isso dentro do COPAM podemos fazer esse debate. No Conselho temos voz e vez, uma oportunidade de defender a produção ecologicamente correta feita pela agricultura familiar. ” Afirmou.
Instituído pelo Decreto nº 18.466, de 29 de abril de 1977, o Conselho de Política Ambiental – COPAM, rege-se, dentre outras normas, pela Lei nº 21.972, de 21 de janeiro de 2016 e pelo Decreto Estadual nº 46.953, de 23 de fevereiro de 2016. O Copam é um órgão colegiado, normativo, consultivo e deliberativo, subordinado administrativamente à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Semad.
O COPAM tem por finalidade deliberar sobre diretrizes e políticas e estabelecer normas regulamentares e técnicas, padrões e outras medidas de caráter operacional para a preservação e conservação do meio ambiente e dos recursos ambientais. É dividido em 13 câmaras, das quais a Fetaemg tem representatividade em todas. Veja na tabela :
(clique para ampliar)