Evento promovido pela Fetaemg tem como meta fortalecer a agricultura familiar mineira

10 anos atrás

Teve início nesta quarta-feira (18), o encontro estadual de política agrícola e cooperativismo promovido pela Fetaemg, com o objetivo de debater sobre os programas de governos direcionados à agricultura familiar e traçar um diagnóstico das dificuldades enfrentadas pelos agricultores no momento de acessar as políticas públicas. “A nossa intenção é, a partir dos debates, construir estratégias para fazer com que as políticas públicas hoje existentes cheguem ao campo. Pelo fato da agricultura familiar ter um papel de destaque na produção de alimentos, poderíamos estar num patamar mais avançado, caso todos os agricultores conseguissem acessar os programas dos governos”, explica o diretor de Política Agrícola e Cooperativismo da Fetaemg, Marcos Vinícius.

Após a abertura oficial que contou com representantes dos Governos Municipal, Estadual e Federal, além de entidade parceiras, aconteceu o lançamento da 9ª edição da Feira de Agricultura Familiar de Minas Gerais (AgriMinas) com a apresentação de um vídeo retratando o papel e os resultados que a Feira vem propiciando. Em seguida, os participantes tiveram a oportunidade de visualizar a forma de preenchimento da ficha de inscrição de empreendimentos da agricultura familiar na 9ª AgriMinas, e também com isso, marcar o início da abertura das inscrições para a Feira.

O primeiro dia de atividades foi marcado pela assinatura do convênio “Correspondente Bancário” entre a Fetaemg e o Banco do Brasil que irá permitir aos Sindicatos de Trabalhadores Rurais a elaboração de projetos das linhas de crédito do Pronaf para os agricultores e assentados da reforma agrária. Após manifestarem o interesse em atuarem como “Correspondentes Bancários”, os Sindicatos serão capacitados e credenciados pelo Banco do Brasil. “A intenção é agilizar o processo para a liberação de créditos do Pronaf, já que a demanda pelos recursos é grande e a Emater-MG não tem conseguido atender os agricultores por falta de técnicos”, explica Marcos Vinícius.

O presidente da Fetaemg, Vilson Luiz da Silva, ressalta que o evento é muito importante porque, além das políticas públicas, vem com a proposta de debater sobre questões que estão diretamente ligadas aos dia a dia do agricultor familiar, como o cooperativismo e o cadastro ambiental rural. Ele afirma ainda que a Fetaemg tem tido um papel fundamental nesse processo, pois, eventos como esse têm permitido conhecer a realidade e traçar estratégias para sanar os entraves, além de servirem para capacitar Sindicatos e agricultores na forma de acesso às políticas públicas. Sobre a assinatura do convênio com o Banco do Brasil, Vilson diz que é um passo importante, pois, além de agilizar a liberação de créditos do Pronaf, vai permitir que mais agricultores e assentados da reforma agrária tenham acesso aos recursos.

Fetaemg e B.Brasil assinam convênio

No painel apresentado no início da tarde desta quarta-feira, o presidente da Fetaemg, junto com a assessoria da Contag e do Ministério do Desenvolvimento Agrário falaram sobre o Pronaf, abordando as linhas de crédito, assim como as formas de seguro, a negociação de dívidas e também sobre a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater).

Ainda serão apresentados painéis sobre Compras governamentais de alimentos da agricultura familiar (PAA) e sobre o Programa de Alimentação Escolar (Pnae).

Na quinta-feira (19) as atividades são retomadas com a apresentação do painel sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), com a intenção de fazer uma discussão sobre a importância do agricultor fazer o cadastro e de que forma poderá fazê-lo. Também estão na programação debates sobre os temas: “Cooperativismo como instrumento de desenvolvimento da agricultura familiar” e “Legislação Tributária e Fiscal na agricultura familiar.