Mulheres rurais do Vale do Jequitinhonha receberam do governo federal, nesta segunda-feira (16/12) uma Unidade Móvel para o enfrentamento à violência contra a mulher. A solenidade de entrega foi em Araçuaí e mobilizou mulheres rurais e contou com a participação da coordenadora da Comissão Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Fetaemg, Alaíde Bagetto, além de diretores.
A coordenadora ressalta a importância do momento e afirma que as mulheres rurais, pela dificuldade de acesso à informação, acabam ficando mais sujeitas à violência, principalmente numa região onde são registrados altos índices de agressão à mulher.
A conquista é resultado da Marcha das Margaridas, e foi comemorada por mulheres rurais do Vale do Jequitinhonha, que participaram da solenidade.
Com duas salas de atendimento, o veículo é equipado com netbooks, roteador e pontos de internet, impressoras, geradores de energia, ar condicionado, projetor externo para telão, cadeiras, copa e banheiro. O ônibus percorrerá toda a região do Vale do Jequitinhonha, com profissionais que prestarão assistência à mulher rural vítima de violência.
O Estado recebeu duas Unidades Móveis, que foram entregues em outubro, durante lançamento do Programa “Mulher, Viver sem Violência”, que tem o objetivo de fortalecer o pacto nacional pelo enfrentamento à violência contra a mulher. Uma das unidades móveis está sob a coordenação do Conselho Estadual da Mulher, que fará um planejamento para que a Unidade Móvel percorra as outras regiões do Estado.