A memória das milhares de Margaridas que há 15 anos marcham por seus direitos -momentos únicos, expressões de luta, gestos de reivindicação, demonstrações de carinho e de força: tudo isso está maravilhosamente registrado no livro fotográfico Marcha das Margaridas, produzido pela fotógrafa e historiadora Claudia Ferreira e lançado na sede da Contag em Brasília. A fotógrafa selecionou cerca de 150 fotos entre centenas realizadas em todas as quatro Marchas das Margaridas, nos anos de 2000, 2003, 2007 e 2011.
A cerimônia de lançamento contou com discursos fortes e emocionantes das mulheres que contribuíram para a realização desse projeto, e com a presença da Comissão Nacional de Mulheres da Contag, além de toda a diretoria da nossa Confederação e diversas lideranças das Federações. “Esse livro é uma homenagem a todas as mulheres que construíram e constroem a marcha, em um processo permanente de luta e mobilização, as trabalhadoras que estão na base, nas comunidades, nos sindicatos, em suas casas, com suas famílias. A luta é diária e iniciativas como essa fortalecem nossa vontade de seguir lutando por igualdade e vida digna para todos”, afirmou a secretária de Mulheres da Contag, Alessandra Lunas.
Em breve no site da Contag
O livro é realização do Centro de Atividades Culturais, Econômicas e Sociais (Caces) e fruto de uma parceria da Contag com a Fundação Ford, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Caixa Econômica Federal e Governo Federal. Foram impressos dois mil exemplares que serão divididos entre os realizadores e distribuídos gratuitamente. A Contag concederá exemplares para as FETAGs e entidades parceiras. Além disso, o arquivo digital estará disponível brevemente no site da Contag e o livro digital (e-book) poderá ser baixado também gratuitamente nos sites da Livraria Cultura e da Amazon.
Fonte: Assessoria de Comunicação Contag/Lívia Barreto