O Conselho Deliberativo da Contag que vai até sexta-feira (25), teve início com uma profunda análise de conjuntura sobre o novo cenário político e ações estratégicas do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) frente ao Governo Temer, com o diretor técnico do Dieese, Clemente Ganz Lúcio.
“Além da grave crise econômica que o Brasil enfrenta e da retomada e sustentação de crescimento com a geração de emprego e salário, há um grande desafio em relação a agenda que posta no Congresso. Uma agenda que simultaneamente reduz as políticas públicas brasileiras para os próximos anos e ainda traz iniciativas que visam diminuir o custo do trabalho, ou seja, uma reforma trabalhista que vai mexer nos direitos já alcançados ao longo dos últimos anos. Também paira sobre o Brasil uma preocupação grande com os nossos recursos naturais, pois, podem ser vendidos baratos e o nosso País ainda perder sua Soberania Nacional. Desta forma, penso que o MSTTR precisa de muita organização para construir unidade, capacidade e clareza com aquilo que nos une, que são os interesses da classe trabalhadora. Penso que serão tempos difíceis, mas também de retomada da agenda de luta por justiça social”, destacou Clemente Ganz Lúcio, em sua fala.
O 12º Congresso Nacional de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares foi outro ponto debatido, com apresentação do quadro das Plenárias Estaduais, Regionais, Microrregionais e de Polos. Momento de ouvir os sentimentos e observações das Federações que já realizaram as suas Plenárias.
A programação seguiu com apresentação do balanço dos Sindicatos e Federações em dia para o 12º CNTTR; Calendário das Atividades Preparatórias do Congresso; e eleição da Comissão Coordenadora do 12º CNTTR.
A quinta-feira (24) continua com apresentação e debate da proposta de Reforma da Previdência; PEC – 55: Análise dos impactos para s Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, como foco na definição de estratégias de ação/mobilização para a Reforma da Previdência e a PEC 55; Avaliação do resultado da participação do MSTTR nas eleições municipais; Informes e encaminhamentos das Secretarias da Contag.
Na sexta (25) e último dia será realizada a aprovação do Orçamento 2017 e discussão sobre o Planejamento Anual de Atividades 2017 da Contag.
Fonte: Assessoria de Comunicação Contag/Barack Fernandes