Presidente Vilson articula junto ao IFNMG a ampliação de cursos para assentados da reforma agrária

8 anos atrás

img-20161121-wa0004-2Com a proposta de criar novas oportunidades de acesso da população do campo aos cursos de graduação, o presidente da Fetaemg, Vilson Luiz da Silva, se reuniu com representantes do Instituto Federal Norte de Minas Gerais (IFNMG) e com o Incra para articular a oferta do curso superior em agronomia para beneficiários dos projetos de assentamentos da reforma agrária, por meio do Programa Nacional de Reforma Agrária (Pronera) na região de abrangência do Instituto. A reunião aconteceu em Montes Claros, nesta sexta-feira, 18 de novembro.

O encontro foi pautado por uma objetiva análise de conjuntura feita pelo presidente da Fetaemg, ressaltando os eixos de atuação da Federação, em especial a luta pela terra, o processo formativo e o direito à educação. Segundo o presidente Vilson, a educação do campo é uma das importantes bandeiras de luta da Fetaemg e graças à essa atuação na defesa de uma educação de qualidade acessível à população do campo, as oportunidades têm se ampliado por meio de parcerias com Instituições de Ensino.

O reitor do IFNMG, José Ricardo, ressaltou a importância da criação do Comitê de Educação do Campo, reafirmando o compromisso do instituto em implementar a política de Educação do Campo, inclusive o Pronera.

A coordenadora da Comissão Estadual de Jovens Rurais/Fetaemg, Marilene Faustino, chamou atenção para que momentos como esse, devem ser valorizados porque é uma construção coletiva, tendo em vista o papel de cada parceiro: Estado, IFNMG e Fetaemg. E a Fetaemg tem o papel de lutar para transformar essa realidade, concretizando a oferta do curso, garantindo que este chegue a quem é de direito.

Após selar essa parceria, continuam a negociação e articulação do curso por meio de uma segunda reunião entre os parceiros em dezembro.

Também participaram da reunião, Sandra Rosa Medeiros, diretora do Polo Regional Norte; Ellen Vieira, assessora educacional; Naiara Oliveira, coordenação regional de jovens; Adriana Santos Nascimento, assessora do Polo Regional; e Robson Araújo, presidente do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Montes Claros. Pelo IFNMG; o Pró-reitor de Ensino Ricardo Magalhães; Pró-reitora de Extensão: Maria Araci Magalhães; diretor de extensão Kleber Carvalho; Professora Rafaela diretora do Departamento de Planejamento Institucional; Professor Roberto Marques diretor do departamento de Ensino Superior.

Sobre o Pronera

O Programa Nacional de Reforma Agrária foi criado em 1998, a partir da mobilização de movimentos sociais e sindicais do campo. Este programa tem como principal proposta alfabetizar e elevar o nível de escolaridade de jovens e adultos de projetos de assentamentos nas áreas de reforma agrária.