Diretoria e assessoria da Fetaemg, acompanhados de agricultores familiares da região Central e Norte de Minas, participaram, na tarde desta quarta-feira (14/05) de uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais para debater sobre políticas públicas destinadas à agricultura familiar. Uma das reclamações foi sobre a falta de verbas estaduais para o setor e da burocracia para obter crédito. Os participantes ainda defenderam a criação da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar, com destinação adequada de recursos. E ainda colocaram como desafio a reforma agrária no País, ressaltando que o Brasil tem a maior concentração de terra do mundo e não faz reforma agrária.
O subsecretário de Estado de Agricultura Familiar e Regularização Fundiária, Edmar Gadelha, reconheceu que faltam recursos para aplicar no setor, mas acrescentou que só dinheiro não basta e ponderou que é preciso novos instrumentos para implementar as políticas públicas.
A reunião é a primeira neste ano para acompanhamento de políticas públicas, e é voltada, nesse caso, para acompanhar a execução de políticas estaduais destinadas a agricultura familiar. Trata-se de um projeto piloto da Assembleia que busca orientar a revisão do Plano Plurianual de Ação Governamental, O PPAG. A audiência vai gerar um relatório de monitoramento para orientar a comissão e propiciar ainda a criação de projetos, emendas ao PPAG, pedidos de providências ao governo, entre outros.