Empregados rurais e assentados da reforma agrária estão comemorando mais uma importante conquista que irá garantir o acesso dos jovens aos cursos de graduação. Após articulações do Sindicato de Trabalhadores e Empregados Rurais de Barbacena e região, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais reservou uma cota de 23% a 25% das vagas em seus cursos aos filhos de empregados rurais, assentados da reforma agrária e de beneficiários do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). A abertura de cotas para os jovens foi baseada na lei 12.711/2012, no decreto 7.854/2012 e na Portaria Normativa 18/2012 do Ministério da Educação e Cultura (MEC).
Conforme o edital, de 23% a 25% das vagas ficam reservadas nos Cursos técnicos presenciais e à distância em agroindústria, agropecuária, agroecologia, alimentos, florestas, leite e derivados, cafeicultura e zootecnia do IF Sudeste MG para os candidatos que, são filhos de empregados rurais ou filhos de famílias pronafianas (famílias beneficiárias do, Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF) ou filhos de assentados da reforma agrária – Grupos de concorrência D e G. Todos os cursos têm duração de três anos.
Os jovens do campo que tiverem interesse em se inscrever num dos seis cursos oferecidos pelo Instituto, podem acessar o site: www.selecao.ifsudestemg.edu.br. O candidato precisa comprovar que se enquadra no seu grupo de concorrência.
O período de inscrição é de 20 de setembro a 27 de outubro.
Em Minas Gerais, O IF Sudeste possui Câmpus nos municípios de Barbacena, Muriaé, Rio Pomba, Santos Dumont e São João Del Rei.