Presidente da Fetaemg firma parceria que viabiliza curso superior para assentados rurais

8 anos atrás

img_6754Reafirmando seu compromisso e sua luta em defesa do acesso à terra, em especial pela garantia do direito à educação aos assentados e assentadas da reforma agrária, a Fetaemg firmou parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), para a realização de um curso superior em Direito através do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA). A reunião para selar a parceria aconteceu nesta quinta-feira, 04/11, na sede da Fetaemg, em Belo Horizonte, e contou com a participação de servidores do Incra e  do corpo docente UEMG, incluindo as pró-reitoras de ensino e de extensão.

O presidente da Fetaemg, Vilson Luiz da Silva, fez uma apresentação do plano de ações da Fetaemg em relação a educação do campo e a luta pela terra,  destacando que, a educação é o alicerce de todo ser humano, mas que o Brasil está atrasado nesta questão. Enfatizou a preocupação da Fetaemg com a ineficiência do sistema educacional brasileiro, reforçando que a Federação segue firme na luta para garantir o acesso dos trabalhadores rurais a um ensino de qualidade: ” Nós enquanto entidade, cumprimos o papel de demandar que o Estado cumpra o seu papel. Vamos cobrar mais educação, que é algo muito importante no processo formativo de todo cidadão.” Afirmou.

Os participantes da reunião dialogaram sobre vários pontos acerca da operacionalização e da execução do curso de Direito em Minas. As discussões sobre o projeto seguem em andamento. A proposta inicial é de que o curso seja implantado no segundo semestre de 2017.

O PRONERA foi criado em 1998, a partir da mobilização de movimentos sociais e sindicais do campo. Este programa tem como principal proposta alfabetizar e elevar o nível de escolaridade de jovens e adultos de projetos de assentamentos nas áreas de reforma agrária.