Mulheres do campo participam de conferência em Brasília

13 anos atrás

Com o lema Autonomia e Igualdade para as Mulheres, a Secretaria de Políticas para as Mulheres do Governo Federal e o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher promoveram em Brasília, de 12 a 15 de dezembro, a 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres. A Fetaemg esteve presente juntamente com todas as Federações de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do país, coordenadas pela Contag. Foram mobilizadas cerca de 130 mulheres do campo de todo o país. A Maristela Félix tem mais informações

Durante a Conferência as mulheres do campo mostraram quais as suas perspectivas e prioridades para os próximos anos de governo e analisaram seus ganhos e dificuldades. A coordenada da Comissão Nacional de Trabalhadoras Rurais da Contag Carmem Foro coordenou o painel “Plano Nacional de Políticas para as Mulheres: Perspectivas e Prioridades. Para Alaíde Bagetto, coordenadora estadual de mulheres trabalhadoras rurais de Fetaemg, a conferência foi um momento muito rico, já que reuniu num único espaço a diversidade de mulheres de vários segmentos, movidas pelo ideal de valorização das mulheres. Com a participação das trabalhadoras rurais na Conferência nossas propostas tiveram mais chances de serem aprovadas. Ganhamos também maior visibilidade”.

O Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais também marcou presença com um estande no local, um espaço coletivo para divulgar suas ações e distribuir material publicitário.

A 3ª Conferência Nacional teve como principal objetivo consolidar as propostas elaboradas nas conferências municipais e estaduais, que começaram em 1º de julho, e definir a responsabilidade do governo federal frente às demandas apresentadas pelos municípios. As resoluções votadas e aprovadas durante a Conferência serão agora sistematizadas, compiladas e encaminhadas pelo Conselho Nacional dos Direitos da Mulher e pela Secretaria de Políticas para as Mulheres aos órgãos competentes.