Neste sábado (9) acontece mais uma edição do Festival Gastronômico Aproxima. A Fetaemg vem participando desde a primeira edição, mobilizando agricultores familiares para exporem seus produtos na feira, que acontece aqui em Belo Horizonte. Dessa vez, será na Praça JK, no bairro Sion. A ideia é a cada edição, levar a feira para regiões diferentes da cidade.
A iniciativa foi idealizada pelo chef de cozinha Eduardo Maya. A proposta, segundo Maya, é levar a riquíssima gastronomia mineira para o maior número de pessoas possível, reunindo, num só espaço, ingredientes, agricultores, cozinheiros e estabelecimentos que tornam a culinária única.
Os agricultores encontram nessas feiras a oportunidade de mostrar ao povo mineiro e de outros estados, e até de fora do país, a diversidade e a riqueza dos produtos da agricultura familiar de Minas. A castanha de baru, o pequi e seus derivados, além da farinha de mandioca temperada e hortaliças foram alguns dos produtos que já estiveram no Festival Aproxima. Neste sábado é a vez de agricultores de Viçosa e Campestre apresentarem seus produtos, como doces, geleias, licores, framboesas, amoras e mirtilos. Todos esses produtos já são bem conhecidos pela qualidade e pelo diferencial da produção artesanal e agroecológica.
O diretor de Política Agrícola da Fetaemg, Marcos Vinícius, diz que a realização da Feira de Agricultura Familiar de Minas Gerais (AgriMinas), pela Fetaemg, acabou abrindo muitas portas para os agricultores familiares, promovendo o diferencial da produção agroartesanal.