As mudanças observadas no meio rural, em âmbito mundial, estão longe das recomendações aprovadas há mais de uma década pelo Fórum Mundial sobre a Reforma Agrária (FMRA) e Conferência Internacional sobre a Reforma Agrária e Desenvolvimento Rural (CIRADR). Nesse sentido, encontra-se em preparação o Fórum Mundial sobre Acesso à Terra e Recursos Naturais (FMAT2015), que interage com o Ano Internacional da Agricultura Familiar, Camponesa e Indígena (AIAF/CI 2014) e o seu papel de aprofundar o debate e análise sobre as políticas públicas para o setor e a busca por melhoria no acesso dos agricultores(as) familiares à terra, água e aos recursos naturais.
A Contag foi convidada a integrar o Comitê Internacional de Organização (CIO) do FMAT2015, que realizou a sua primeira reunião no período de 19 e 20 de junho, na sede da FAO, em Roma, na Itália. O CIO é composto por cerca de vinte membros, pertencentes às três categorias de subscritores da chamada ao Fórum (organizações de agricultores e da sociedade civil, organizações governamentais nacionais e internacionais, pessoas em nome individual). O CIO irá estabelecer o programa, o calendário, a metodologia e o plano financeiro do FMAT2015.
O presidente da Contag, Alberto Broch, e o vice-presidente e secretário de Relações Internacionais, Willian Clementino, participarão deste encontro representando a Contag e a Coordenação de Organizações de Produtores Familiares do Mercosul Ampliado (COPROFAM).
Fonte: Imprensa Contag/Verônica Tozzi