O presidente da Fetaemg, Vilson Luiz da Silva, e demais assessores e diretores da Federação, receberam na tarde desta quinta feira (02/03), o novo secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), Pedro Leitão e também o secretário de desenvolvimento agrário de Minas Gerais (Seda), profº Neivaldo Lima. O encontro teve por objetivo apresentar ao novo secretário as principais demandas da Fetaemg e de seus trabalhadores e trabalhadoras rurais e
estreitar as relações entre as partes.
Vilson destacou que a parceria entre as secretarias estaduais e a Fetaemg é primordial para que os interesses dos trabalhadores sejam ouvidos e atendidos. Também falou sobre vários assuntos que precisam ser discutidos de maneira mais ampla, como as reformas da Previdência Social, Trabalhista e a reforma agrária, expondo como a Fetaemg vem atuando diante destes problemas. “A criação da Constituição de 88 minimizou o sofrimento no meio rural. Se a PEC 287 for aprovada, será como voltar ao passado, quando os trabalhadores sofriam mais e não tinham nenhum direito que garantisse à eles mais dignidade no campo. A aposentadoria rural é mais que uma questão financeira, é também uma questão social.” Defendeu.
O secretário Pedro Leitão colocou-se à disposição e afirmou que dará todo o apoio à Fetaemg: “Podem contar comigo, a nossa luta é a mesma. Acredito que o ideal é que hajam mais sindicatos representativos. A dinâmica da política se dá muitas vezes sob pressão e por isso é muito importante que os trabalhadores estejam organizados. A Fetaemg deve estar ao lado do trabalhador não só para lutar por ele, mas também para conscientizá-lo.” Declarou.
Durante a conversa, o presidente Vilson também pediu ao novo secretário mais apoio para a execução da AgriMinas, que é hoje um dos principais eventos para promoção da agricultura familiar. Centenas de agricultoras e agricultores tiveram um aumento de vendas através da divulgação de seus produtos na Feira e consequentemente, uma melhora na qualidade de vida.
Para tentar resolver todas as questões de forma mais eficiente, o presidente da Fetaemg sugeriu um trabalho conjunto entre a Federação, a SEAPA e a SEDA, e se dispôs a ajudar em tudo o que fosse necessário. O Profº Neivaldo Lima também disse estar ao lado do Movimento de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais. ” Gostamos de debater as pautas defendidas pela Fetaemg, como a agroecologia, o cooperativismo e outras. Para nós, sem a Fetaemg e seus Sindicatos, é difícil caminhar.” Afirmou o secretário.