Fetaemg mostra potencial da agricultura familiar na Semana Internacional do Café

11 anos atrás

A agricultura familiar mineira está tendo a oportunidade de mostrar ao mundo o seu potencial na produção de cafés de qualidade durante a Semana Internacional do Café – o maior evento mundial da cafeicultura -, que reúne representantes dos principais países produtores e consumidores, no Expominas, em Belo Horizonte, de 09 a 12 de setembro. Os agricultores foram mobilizados pela Fetaemg e estão participando do 8ª Espaço Café Brasil.

Os cafés produzidos pela Associação de Agricultores Familiares de Eugenópolis, na Zona da Mata, de Silvianópolis, no Sul do Estado e o café orgânico dos Piedade de Geraes, chamam a atenção do público pelo aroma e sabor e são apenas uma pequena mostra do que a agricultura familiar produz de melhor. Já no primeiro dia de participação no evento os agricultores já fizeram contato com representantes de outros Estados e até de fora do Brasil, com a possibilidade de negócios futuros. “Num evento como esse eu vejo a facilidade de contatos para negócios. Já fiz alguns contatos de vendas para fora do Estado e com possibilidade para fora do país” diz, com satisfação, a agricultora de café orgânico de Piedade dos Geraes, Maria da Conceição. Já o agricultor Jadilson Antônio de Paula, da Associação de Agricultores Familiares de Eugenópolis, diz que, infelizmente, os agricultores ainda vendem a maior parte do café produzido na Associação para intermediários. “O nosso objetivo ao participar desse Espaço é fazer contatos para que possamos comercializar o nosso café com um preço mais justo”, diz.  Veterano na participação em feiras, especialmente a AgriMinas – evento promovido pela Fetaemg -, o agricultor de Silvianópolis, Washington Resende, já tem uma boa experiência no contato com o público no momento de apresentar o seu café, que inclusive, já conquistou o mercado internacional. Segundo ele, a novidade ao participar do Espaço Café Brasil é a oportunidade de apresentar o produto industrializado, já que até então, é vendido in natura para fora do país. “O nosso café está sendo bem aceito e já estamos tendo negociações com rede de supermercados e estamos com uma expectativa muito boa”, afirma com satisfação.

O presidente da Fetaemg, Vilson Luiz da Silva, diz que a agricultura familiar é responsável por grande parte do café produzido em Minas Gerais, que é o maior Estado produtor do país. Segundo ele, é o momento da agricutura familiar mineira mostrar o seu potencial na produção de cafés de qualidade. “A participação da Fetaemg num espaço como esse, que reúne representantes de 70 países, demonstra a nossa organização, enquanto representante dos agricultures familiares em Minas Gerais. Ao participar da Semana Internacional do Café, o agricultor passa a ter uma nova visão de  mercado.”

O secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elmiro Nascimento, reafirma que a agricultura familiar é atualmente a maior responsável pela produção de cafés em Minas Gerais. “O que está faltando em Minas é divulgar o que nós temos, não só em quantidade, mas principalmente em qualidade. E quando nós divulgamos um produto tão nobre que é o café, logicamente nós estamos agregando valor. É através de uma Feira como essa que vamos divulgar não somente para o Brasil, mas para o mundo inteiro. Aqui nós estamos esperando em torno de duas mil pessoas de fora do Brasil, que vem conhecer a realidade brasileira e fazer negócios.”

O Espaço Café Brasil é uma dinâmica plataforma de negócios para o mercado cafeeiro, voltada para todo o setor. Programada para o período de 9 a 12 de setembro, no Expominas, a oitava edição do evento integra a programação da Semana Internacional do Café, realizada pelo Governo de Minas Gerais. Este ano, mais de 12 mil pessoas são esperadas. Os visitantes poderão conferir as principais novidades, tendências e soluções para o setor, apresentadas por 90 expositores e mais de 110 marcas.

A feira também receberá iniciativas de conteúdo e eventos especiais, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento e o conhecimento do setor. Haverá palestras, workshops e seminários com a participação de conceituados profissionais da área, que apresentarão conteúdos relevantes sobre campo, certificação, torra, cafeterias, tendências e negócios.