Curso sobre Gestão Sindical contempla todas as regiões do Estado

13 anos atrás

A FETAEMG realizou, em Belo Horizonte, com a parceria do Senar-MG, mais um curso de capacitação sobre Gestão Sindical. Direcionado a lideranças sindicais e funcionários dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais, dessa vez o curso contemplou as regiões do Alto Jequitinhonha, Alto e Leste do Rio Doce e Zona da Mata, com cerca de 150 participantes.

“É fundamental redirecionarmos o papel de alguns Sindicatos. O STR precisa investir mais em projetos que possam fortalecer a categoria e conseqüentemente prestar melhores serviços aos seus associados. A base precisa estar conectada com as ações da FETAEMG”, enfatizou o presidente da FETAEMG Vilson Luiz durante a abertura do encontro. Vilson afirmou ainda que é preciso ressaltar a organização de muitos Sindicatos que participam ativamente de mobilizações de massa, como o Grito da Terra Brasil e Marcha das Margaridas, e que têm uma participação significativa nas conquistas, como por exemplo, o Pronaf e o acesso dos trabalhadores rurais à Previdência Social.

O curso foi dividido em três temas: organização sindical, contabilidade e desconto dos aposentados. No primeiro dia (07) os assessores José Lacerda e Maria Odete Adamy apresentaram sobre registro e organização sindical. Já no segundo dia do encontro as
assessoras Eunice Moreira e Ênia Araújo falaram sobre contabilidade sindical e arrecadação. O painel sobre desconto dos aposentados como receita nº 1 foi apresentado pelo assessor João Dalício que ressaltou a importância do MSTTR investir em mais ações em benefício da terceira idade, como contrapartida. Fechando o encontro, os participantes trabalharam em grupos para apresentarem propostas de trabalho sobre organização sindical e finanças.

Fechando a agenda, de 13 a 15 de julho, foi a vez de lideranças sindicais e funcionários das regiões do Triângulo Mineiro e Noroeste participarem da capacitação sobre Gestão Sindical. Foram ao todo 380 Sindicatos das regiões do Baixo e Médio Jequitinhonha, Grande BH, Norte, Rio Doce, Sul, Vale do Mucuri, Alto Jequitinhonha, Alto e Leste do Rio Doce, Zona da Mata, Triângulo Mineiro e Noroeste que participaram da capacitação.

O diretor de Organização e Formação Sindical, Pedro Mário Ribeiro afirmou na atual conjuntura é fundamental trabalhar a organização sindical para que os STRs assumam uma nova postura.

Já o diretor de Administração e Finanças da FETAEMG, Marcos Vinícius ressaltou a importância de se discutir a organização financeira com os Sindicatos para. Segundo ele se um Sindicato estiver bem organizado financeiramente ele terá condições em investir em melhores projetos para os seus associados.