A Fetaemg realizou nesta quinta-feira (19/11) às 10h, na cidade de Unaí, mobilização popular em defesa da saúde pública e instalação do Centro de Referencia em Saúde do Trabalhador (Cerest), que têm o papel de prover retaguarda técnica especializada para o conjunto de ações e serviços da rede SUS.
A mobilização, que contou com a participação do presidente da Fetaemg, Vilson Luiz da Silva, representantes da Contag e de 15 STTRs da região, partiu do centro da cidade, em frente ao Itapuã Iate Clube, se dirigiu até a Câmara de Vereadores de Unaí e de lá seguiu, em carreata, até a prefeitura do município.
A manifestação teve como bandeiras a criação de um projeto que fortaleça a vigilância em saúde; busca melhorias estruturais para atendimento médico-hospitalar do SUS; reconhecimento e valorização dos profissionais de saúde e a criação do Cerest. Ao todo, cerca de 300 pessoas participaram da mobilização.
Na prefeitura de Unaí, o grupo, sob a coordenação do presidente da Fetaemg, se reuniu com os secretários Estadual e Municipal de Saúde, integrantes do Ministério e do Conselho Nacional de Saúde e representantes da prefeitura e câmara municipal, para debater as solicitações dos manifestantes e cobrar respostas para as demandas apresentas.
Assim, após o debate, ficou definido que o Governo Federal irá liberar recurso de R$ 30 mil mensais para custos do Cerest e o Governo Estadual, R$ 15 mil. E será contrato um médico para atendimento 2h/dia no local, além de duas enfermeiras (uma com curso superior e especialização em saúde do trabalhador, outra com nível técnico) para apoio das atividades.
Já a prefeitura de Unaí, que iria ceder o local para implantação do Centro de Referência, buscará apoio do Consócio Regional de Saúde para custeio do funcionamento do mesmo. A próxima reunião ficou agendada para o dia 27 de novembro, na cidade de Arinos.