Abertura oficial da AgriMinas reúne agricultores e autoridades do setor agropecuário

11 anos atrás

Estão confirmadas as presenças do secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Elmiro Nascimento, do delegado Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário,  Alcides Guedes Filho,   na  abertura oficial da 8ª edição da Feira de Agricultura Familiar de Minas Gerais – AgriMinas – programada para esta quarta-feira (3 de julho), às 14h. O presidente da Fetaemg, Vilson Luiz da Silva, que é anfitrião do evento, recebe também os prefeitos e secretários de vários municípios mineiros. A feira, que irá até domingo (7), na Serraria Souza Pinto, abre oportunidade para mostrar o grande potencial da agricultura familiar, reciclar os produtores, bem como melhor organizá-los para ampliação de mercado, além de proporcionar debates sobre ações de incentivo do Governo para o segmento.

A feira reunirá cerca de 135 empreendimento de agricultores familiares de várias regiões do Estado, com produtos da agroindústria como doces, bebidas, iguarias e artesanato. A expectativa é que, durante os cinco dias, mais de 40 mil pessoas passem pela Serraria Souza Pinto.

Entre as delícias que poderão ser encontradas na 8ª AgriMinas estão:

Sorvetes e poupas de frutas exóticas

Que tal um sorvete de umbu, mangaba, ou ainda de cagaita? Uma das grandes novidades da AgriMinas este ano serão os sorvetes de frutas exóticas, cultivadas no norte de Minas, na região de Montes Claros, e que chamam a atenção pelas cores, sabores e aromas peculiares e intensos. São frutas de nomes não muito conhecidos, mas que garantem a renda de pelo menos 100 comunidades e 1.000 famílias mineiras desde 1998.

Além dos sorvetes,  quem visitar a AgriMinas poderá encontrar também produtos in natura ou na forma de sucos, licores, geleias, compotas, óleos, entre outros, de frutas como araçá, cajá, coquinho azedo, maracujá nativo, panã/araticum, serigüela, tamarindo, acerola, abacaxi, manga, maracujá e pequi.

Framboesa ou amora?

Pela semelhança dos frutos, muita gente confunde a framboesa com a amora.  A 8ª AgriMinas será o local ideal para conhecer os dois frutos, saborear e perceber as diferenças. As poupas congeladas das frutas vermelhas serão comercializadas pelos agricultores do município de Campestre, no sul de Minas Gerais. Tanto a amora quanto a framboesa são usadas na preparação de doces, geleias, compotas, iogurtes, entre outros. De acordo com Luiz Antônio do Lago, proprietário do Sítio Juranda, será a segunda vez que ele participará da AgriMinas. “Este ano estamos mais preparados, já que na última edição passamos vergonha, pois não esperávamos vender tanto e os produtos acabaram”. Ele disse que este ano irá oferecer 150 quilos de amora e 150 quilos de framboesa, o dobro do que trouxe em 2012. Além da poupa congelada, os visitantes poderão encontrar ainda geleias, bem como saborear as frutas geladas com leite condensado. “Temos certeza que vamos repetir o sucesso do último ano”, afirmou.

Miniusina apresentará o funcionamento da indústria de lácteos

Um dos destaques da AgriMinas e que tanto encanta adultos e crianças está de volta na edição deste ano: é a miniusina Via Láctea, que reproduzirá para o público o funcionamento de uma indústria de lácteos, desde a análise da matéria-prima até a distribuição do produto. Durante o evento, os visitantes terão a oportunidade de acompanhar, passo a passo, todo o processo de produção de laticínios e conhecer a tecnologia de fabricação de queijos, bebidas lácteas e iogurtes, em pequena escala. O trabalho é desenvolvido pelo Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT) e é apresentado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).

Doce de leite e pão de queijo com leite de cabra

Queijos, doces de leite e pão de queijo. Produtos muito conhecidos e comuns na mesa dos mineiros. Mas feitos com leites de cabra? Esta é uma das novidades da 8ª AgriMinas. Ganhando cada vez mais mercado entre os alérgicos ao leite de vaca, bem como crianças e idosos, os produtos feitos com leite de cabra serão apresentados pela Caprivana, indústria comandada pela família de Pedro Paulo Vasconcelos Leite, e localizada em Alfenas. “Participamos da AgriMinas no ano passado e voltamos devido ao sucesso das vendas. Este ano estamos oferecendo 500 quilos de queijo de cabra”, conta ele. Outra novidade será também os cosméticos, que incluem sabonetes em barra e líquido e loção cremosa a base de leite de cabra.

A 8ª AgriMinas é realizada pela Fetaemg junto com o governo do Estado, com a parceria do governo federal, Sindicatos de Trabalhadores Rurais, Contag, Senar Minas, Banco do Brasil e Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB).