O presidente Vilson Luiz da Silva, diretoria e assessoria da Fetaemg, juntamente com cerca de 70 dirigentes e lideranças sindicais participam nesta segunda-feira (01) e amanhã (02) em Vitória, no Espírito Santo, do Encontro Regional Sudeste de Reforma Agrária e Crédito Fundiário. Realizado pela Contag e pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Espírito Santo (Fetaes), o encontro tem como objetivo aprofundar o debate sobre dois dos grandes temas da política agrária brasileira.
Serão dois dias de intensos debates. O encontro se inicia com uma análise dos principais elementos da conjuntura agrária com enfoque nacional e da região sudeste. À tarde, o tema será o contexto e os desafios da habitação rural. O intuito é nivelar as informações sobre as demandas por habitação nos assentamentos de reforma agrária e nas unidades produtivas do PNCF e definir compromissos dos dirigentes e lideranças sindicais da área agrária para assegurar a ampliação das ações nos estados.
Também será feito um balanço político das ações de Reforma Agrária e do PNCF na Região Sudeste e análise dos desafios e perspectivas. Outra atividade será a sessão de cinema. Os participantes assistirão ao documentário “Agricultura Tamanho Família”, do cineasta Sílvio Tendler, que reflete sobre os modelos de desenvolvimento rural e o papel da agricultura familiar.
A Marcha das Margaridas também terá espaço no encontro. Será a oportunidade de socializar informações sobre o processo de construção deste grande evento das mulheres, como subsídio ao planejamento da Marcha pela Reforma Agrária em 2016. O objetivo é ampliar a mobilização das lideranças ligadas à questão agrária para participarem da Marcha das Margaridas e fortalecerem o debate sobre a questão agrária e o crédito fundiário.
O encontro também será espaço para o planejamento de ações previstas no Convênio Contag/SRA e definir procedimentos e encaminhamentos para a realização das atividades estaduais e de polos, definidas no Convênio (incluindo o debate sobre a realização da Marcha pela Reforma Agrária/2016, o levantamento de experiências locais e o processo de fortalecimento do Coletivo Estadual de Reforma Agrária).
Com informações: Assessoria de Comunicação Contag / Lívia Barreto