A Fetaemg completa nesta quarta-feira, 27 de abril, 48 anos de atuação junto ao trabalhador e trabalhadora rural.
Quando foi fundada, durante o regime militar em 1968, contava apenas com cinco Sindicatos de Trabalhadores Rurais. Hoje são mais de 500 Sindicatos filiados em todo o Estado, representando mais de um milhão de trabalhadores e trabalhadoras rurais.
Ao longo desses 48 anos a Fetaemg vem construindo sua história, e se consolidou enquanto representante legítima dos agricultores familiares, assentados da reforma agrária e assalariados rurais.
Mobilizações de massa, como o Grito da Terra Brasil e a Marcha das Margaridas, que contam com a expressiva participação da Fetaemg, que resultaram na criação do Pronaf. Já na previdência social, por meio de suas ações junto ao governo, os agricultores familiares e assalariados rurais foram incluídos no Regime Geral da Previdência Social, em 1988. Na luta pela terra, boa parte dos projetos de reforma agrária existentes no Estado, são apoiados pela Fetaemg.
A realização da Feira de Agricultura familiar de Minas Gerais, a AgriMinas, que este ano entra em sua 10ª edição, também é uma importante ação da Fetaemg para promover e fortalecer a agricultura familiar no estado. Estes são apenas alguns dos exemplos de conquistas na trajetória de luta da Fetaemg.
Para o presidente Vilson Luiz da Silva foram muitos desafios vencidos e hoje a entidade é reconhecida pelas suas relevantes ações em defesa dos interesses das famílias do meio rural. “Parabéns a toda a diretoria, funcionários, especialmente aos trabalhadores e trabalhadoras rurais pelas conquistas ao longo desses 48 anos, e que continuemos lutando para fortalecer ainda mais a nossa entidade.”