A delegação mineira, com aproximadamente 230 delegados, mobilizados pela Fetaemg, participa em Brasília do 11º Congresso Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, que teve início nesta segunda-feira (04/03).
Com uma programação intensa que se encerra somente na sexta-feira (08/03) os delegados têm pela frente o papel de aprovar deliberações importantes para toda a categoria, além de eleger a nova diretoria da Contag para a gestão 2013-2017. Temas como organização sindical, reforma agrária e os impactos do capitalismo no campo, estão entre os principais debates no Congresso.
O presidente da Fetaemg, Vilson Luiz da Silva, considera que a reforma agrária é o tema que merece um debate mais profundo durante o Congresso. Vilson cita ainda como pontos principais, a garantia dos direitos dos assalariados rurais, a implementação de políticas públicas no meio rural e as estratégias que devem ser adotadas para eleger representantes do movimento sindical de trabalhadores e trabalhadoras nas eleições do próximo ano.
Programação:
Na manhã desta terça-feira (05/03), acontecem duas conferências. A primeira tem como tema o modelo de desenvolvimento e sustentabilidade no campo e, a segunda, trata dos desafios para a estrutura e organização sindical dos trabalhadores e trabalhadoras rurais. Nesse mesmo dia iniciam os trabalhos em grupo, que se estendem até a quarta-feira (06/03). Os delegados farão o debate sobre o avanço do capitalismo no campo e seus impactos; o Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, com foco na agricultura familiar e no meio ambiente, na reforma agrária, na soberania e segurança alimentar e nos sujeitos políticos do campo; e o sindicalismo, tratando de temas fundamentais referentes à organização e representação do MSTTR no campo brasileiro.
Já na quinta-feira (07/03), acontece a Plenária com discussão e votação das propostas elaboradas pelos grupos de trabalho. O CNTTR se encerra na sexta-feira, com a eleição da nova diretoria da Contag.
Durante o 11º CNTTR também será dada a largada às comemorações dos 50 anos da Contag, com a apresentação do calendário das atividades e exposição histórica.
Paralelo à realização do 11º Congresso da Contag foi realizado nesta segunda-feira (04/03) o “Seminário Internacional sobre a Violência no Campo – Cenários, Vítimas e Agressores.” A atividade marca a retomada da Campanha Mundial contra a Violência no Campo e a construção de uma agenda conjunta entre os países e organizações sociais. O momento de destaque do seminário foi a construção e aprovação e leitura da Carta Aberta, que servirá como um instrumento de pressão e diálogo com os governos e sociedade civil e de proposição de políticas públicas que visam diminuir os conflitos no meio rural.