AgriMinas é tema de debate acadêmico

8 anos atrás

Durante debate na Universidade UNA, presidente Vilson Luiz destaca protagonismo da Feira e da agricultura familiar no estado.

img_6596A AgriMinas foi tema de um dos painéis do 1º Colóquio sobre Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local e 5º Simpósio de Socialização da Produção Acadêmica, realizado pelo Centro Universitário UNA, nesta manhã (30/09), em Belo Horizonte. Vilson Luiz da Silva, presidente da Fetaemg, foi convidado pela universidade para falar sobre como a Feira tem contribuído para a inovação social e o desenvolvimento local.

O presidente Vilson contou aos presentes a trajetória da AgriMinas, desde o início e destacou as dificuldades enfrentadas para colocar a Feira no patamar em que ela se encontra hoje. Apesar de todos os percalços iniciais, a Feira cresceu e se firmou no calendário de eventos da área rural. Há 10 anos, a AgriMinas tem gerado mais renda aos trabalhadores e dado mais visibilidade ao trabalho do campo. Com isso, a Feira tem proporcionado mais desenvolvimento nas regiões rurais. Com entusiasmo, Vilson destacou a importância da Feira: “A AgriMinas está em um tripé, que cumpre um papel social, ambiental e econômico. Melhora a qualidade de vida dos trabalhadores sempre respeitando o meio ambiente. Nosso ponto principal é o empoderamento do trabalhador, para ele conhecer e abrir novos mercados.” Afirmou.

img_6649Em seguida, o assessor de política agrícola, Guilherme Rabelo, apresentou dados que refletem a grandiosidade e a importância da Feira. Em seus 10 anos de existência, a AgriMinas gerou mais de 28 milhões em negócios, favorecendo direta e indiretamente os mais de 40 mil trabalhadores envolvidos. Rabelo apontou uma série de objetivos que a Feira já conquistou, dentre eles, a divulgação e promoção dos produtos, incentivo à inovação tecnológica, ampliação das redes de distribuição, capacitação dos agricultores e abertura de novos canais de negócio.