Região Sudeste realiza 2º módulo do curso da Enfoc

11 anos atrás

Com o objetivo de formar educadores em concepção, prática sindical e metodologia, tendo como eixo principal o desenvolvimento rural sustentável, a Fetaemg realiza em Belo Horizonte, de 13 a 19 de agosto, o segundo módulo do curso da Escola Nacional de Formação da Contag (Enfoc), da região Sudeste. A turma é formada por  40 alunos, ou seja, lideranças sindicais de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro.

O diretor de Formação e Organização Sindical da Fetaemg, Pedro Mário Ribeiro, diz que a Enfoc tem dois pontos principais: a transformação da prática sindical e a emancipação do sujeito, levando ao trabalhador conhecimento para que ele seja capaz de exercer a sua cidadania.

O curso acontece em três módulos tendo como eixos pedagógicos e temáticos: memória e identidade e pedagogia para uma nova sociabilidade; Estado, sociedade e ideologia; história, concepção e prática sindical; desenvolvimento rural sustentável e solidário. No primeiro módulo o tema é: Estado, sociedade e ideologia, quando é apresentada a história do Brasil e como o Movimento Sindical se insere nessa história.

“Neste segundo módulo o olhar é para a prática sindical, enquanto lideranças que representam uma categoria. E por último, o terceiro módulo, quando é apresentado o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais”, explica o diretor da Fetaemg.

A Formação e a Organização Sindical está inserida nas diretrizes operacionais da Fetaemg. A proposta é formar lideranças sindicais capazes de atuar de forma efetiva e crítica no projeto político do Movimento Sindical do Campo.