Por meio da intermediação da Fetaemg, 28 famílias do município de Buritizeiro, foram assentadas em uma área de mil e duzentos hectares.As famílias já ocupavam a fazenda há mais de vinte anos, e enfrentavam vários conflitos.
A conquista foi possível graças às ações da Fetaemg, que junto à Secretária Estadual de Desenvolvimento Agrário, conseguiu a doação da terra. O imóvel doado pertencia à Fundação Educacional Caio Martins.
O presidente da Fetaemg, Vilson Luiz da Silva, destaca a importância da conquista: “São 1.200 hectares que serão legalizados. Os posseiros terão o título da terra, terão um documento. Essa conquista foi muito importante. É nossa luta e não vamos desanimar. A nossa cobrança, persistência, em representar esses posseiros de Buritizeiro abre caminho para lutarmos por outras áreas em Minas Gerais que estão na mesma situação.” Afirma.
O INCRA está realizando um levantamento local das características da área. Na vistoria técnica, são observadas as benfeitorias, reservas legais, áreas de preservação permanente, utilização dos pastos e a exploração da terra. As informações são úteis para mapear os potenciais de produção da terra.