No dia 15 de outubro, o mundo comemora o Dia Internacional da Mulher Rural, um dia que destaca as lutas, conquistas e desafios que as trabalhadoras rurais enfrentam, sejam do campo, das águas ou florestas, em todos os cantos do mundo. É um dia não apenas de comemoração e orgulho do que já foi conquistado, mas também de conscientização dessas mulheres sobre os seus direitos e a importância da efetivação dos mesmos. Historicamente, nada foi fácil para as mulheres trabalhadoras rurais, que enfrentaram muitas dificuldades, machismos e abusos até serem reconhecidas como verdadeiras protagonistas do campo e merecedoras de igualdade. Infelizmente, elas ainda sofrem com muita violência e indiferença, e a estrada ainda é longa para o total reconhecimento.
São agricultoras familiares, assalariadas rurais, comerciantes, artesãs, extrativistas, empregadas domésticas, dentre outras profissões contempladas, que assumem responsabilidades e representam uma força integrante e vital nos processos de desenvolvimento do campo, chave para o progresso socioeconômico.
A Contag, Fetaemg e Sindicatos parabenizam as mulheres trabalhadoras rurais, lembrando que a luta dessas companheiras é muito valorizada no Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais. As Margaridas, em sua organização e empoderamento, são a essência do que é a mulher trabalhadora rural, e conseguiram, à base de muita determinação e vontade de mudanças, fazer da Marcha das Margaridas uma mobilização reconhecida mundialmente, que efetivamente promove conquistas para as mulheres, conquistas essas que alcançam todo o campo e o torna um lugar melhor a cada dia.
Sobre o Dia Internacional da Mulher
A data foi consagrada na 4ª Conferência da ONU sobre a Mulher, realizada em Pequim, China, em setembro de 1995, quando foi levantada a necessidade de todos os países dedicarem mais atenção à Mulher Rural. Porém, apenas em 2007 a Assembleia-Geral das Nações Unidas, através da sua Resolução 62/136, da ONU, passa a considerar o dia 15 de outubro como Dia Internacional da Mulher Rural. A primeira comemoração, porém, só aconteceu em 2008.
Fonte: Imprensa Contag/Gabriella Avila