Agricultores mobilizados pela Fetaemg participaram neste sábado (12/07), em Belo Horizonte, do Festival Gastronômico Aproxima. Eles tiveram a oportunidade de mostrar ao povo mineiro e de outros estados, e até de fora do país, a diversidade e a riqueza dos produtos da agricultura familiar de Minas. A castanha de baru, o pequi e seus derivados, além da farinha de mandioca temperada e hortaliças foram alguns dos produtos apresentados na feira no Mercado Distrital do Cruzeiro.
A Fetaemg apoiou a iniciativa, que foi idealizada pelo chef de cozinha Eduardo Maya. Ele explica que a proposta é levar a riquíssima gastronomia mineira para o maior número de pessoas possível, reunindo ingredientes, agricultores, cozinheiros e estabelecimentos que tornam a culinária única.
O circuito Gastronômico vai acontecer todo primeiro sábado de cada mês, mostrando a cada edição, a diversidade da culinária das regiões de Minas Gerais. Nesta primeira edição, foram apresentados os produtos do cerrado: castanha de baru, carne de carneiro e peixe, além do pequi e do requeijão escuro. Nas outras edições serão apresentadas as peculiaridades da culinária da região da Mantiqueira, Espinhaço e Rios.
O diretor de Política Agrícola da Fetaemg, Marcos Vinícius explica que a participação dos agricultores nesse Circuito Gastronômico é resultado da Feira de Agricultura Familiar de Minas Gerais, realizada pela Fetaemg, que tem uma contribuição significativa na promoção dos produtos da agricultura familiar.