Fetaemg é protagonista na mobilização de trabalhadores(as) rurais em Brasília

8 anos atrás

Com uma participação significativa em Brasília, na última quinta-feira (16/06), a Fetaemg mobilizou cerca de quatro mil trabalhadores e trabalhadoras rurais de todas as regiões do Estado para reivindicar ao governo a volta do Ministério da Previdência Social e do Ministério do Desenvolvimento Agrário e a manutenção do Programa de Habitação Rural. Um dos principais pontos da mobilização foi em defesa da manutenção dos direitos dos trabalhadores na Previdência Social. A grande preocupação da Fetaemg e de todo o Movimento Sindical é que a reforma da Previdência Social possa retirar direitos dos trabalhadores.

As Federações do Piauí, Goiás, Espírito Santo e Brasília também participaram da mobilização, totalizando aproximadamente 10 mil trabalhadores e trabalhadoras rurais em Brasília.

Durante a mobilização, a direção da Contag foi convidada para uma reunião com a equipe do ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha. O presidente da Fetaemg, Vilson Luiz, participou da reunião e foi firme em sua fala, ponderando que o Movimento seguirá adiante até que as reivindicações sejam atendidas. “Minas Gerais deu um exemplo de cidadania. Marcamos presença com 85 ônibus de todas as regiões do Estado. E agora, só vamos dialogar com o governo quando ele revogar a extinção do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Na casa civil, numa conversa muito rápida com a equipe do ministro, afirmamos que a agricultura familiar está de luto, pois se o segmento responde por mais de 70% da produção de alimentos e empregos no campo, porque então extinguir o MDA?

Já na Previdência Social, o presidente afirma que jamais o Movimento Sindical vai aceitar a violação de direitos garantidos constitucionalmente. “Sabemos que a Previdência não é deficitária. A nossa ida a Brasília foi por uma causa justa. Faço uma avaliação positiva. Não foi a primeira mobilização e não será a última. Vamos continuar mobilizando até que nossos direitos sejam respeitados. ”