Com um chamado à unidade da classe trabalhadora mundial foi realizado no inicio do mês de outubro, em São Paulo, o Simpósio Sindical Internacional em homenagem aos 70 anos da Federação Sindical Mundial (FSM), evento que contou com a presença do presidente da Fetaemg e tesoureiro nacional da CTB, Vilson Luiz da Silva, com o presidente da entidade internacional, George Mavrikos, e de representações da Índia, China, África do Sul, Síria, França, Cuba, Paraguai e Egito, pelos movimentos sociais a UBM, Fundação Maurício Grabóis e central Intersindical.
Segundo o presidente Vilson Luiz, o Simpósio atende a uma necessidade dos movimentos sindicais debaterem a conjuntura política atual de maneira mais ampla, de forma mundial.. “Trata-se de um processo de profundo debate na busca por alternativas e efetiva resposta para os povos do mundo que desejam resistir e lutar por um mundo livre das mazelas provocadas pelo capitalismo. Nós, como representantes do trabalhadores e trabalhadoras rurais de Minas sabemos o quanto nos é caro cada conquista batalhada e pretendemos continuar trabalhando para conquistar outros direitos mais”, explica.
Dois outros temas também foram foco das discussões que permearam as reflexões do encontro que reuniu representantes de 42 países: o Acordo de Parceira Transatlântico (ATP) e a Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac).