Desde o dia 22 de julho, representantes da Fetaemg estão participando das Conferências Intermunicipais e Territoriais de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. Os encontros fazem parte do processo de debate que antecede o evento nacional, que será realizado em outubro, em Brasília.
Ao todo serão 12 conferências territoriais. O objetivo é debater e apresentar propostas de políticas públicas para o campo, para a partir daí construir a pauta estadual com as demandas de Minas Gerais para a Conferência Nacional, quando, será elaborado o Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário.
Questões como legislação florestal, agricultura familiar, assistência técnica, igualdade de gênero no campo, estratégias de comercialização e agroindustrialização, políticas para juventude rural, linhas de crédito de fomento à agricultura e os programas governamentais de alimentação escolar estão inseridos na pauta de discussão das conferências.
Em Minas, recebem conferências os territórios das Águas Emendadas Alto Jequitinhonha, Alto Rio Pardo, Baixo Jequitinhonha, Médio Jequitinhonha, Noroeste de Minas, Serra Geral, Sertão de Minas e Vale do Mucuri.