Fetaemg participa de seminário sobre assistência técnica e extensão rural

9 anos atrás

Foi realizada nesta segunda-feira (19/10/15), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a etapa Sudeste do Seminário “A Assistência Técnica e a Extensão Rural (Ater) que queremos e de que o Brasil precisa”. Promovido pela Frente Parlamentar da Assistência Técnica e Extensão Rural da Câmara dos Deputados, o evento vem sendo realizado em todas as regiões do País e já foram concluídas as etapas das regiões Sul, Norte e Centro-Oeste.

A ação tem como objetivo debater a assistência técnica e a extensão rural, sobretudo no atendimento ao pequeno produtor rural, a fim de consolidar uma proposta sintonizada com as necessidades desses agricultores.

O presidente da Fetaemg, Vilson Luiz da Silva, foi um dos participantes convidados para explanação nos painéis apresentados. Em sua fala, Vilson defendeu o papel da extensão rural para auxiliar os agricultores familiares e assentados da reforma agrária na busca por uma produção mais sustentável e cobrou que isso deve ser feito em todo o Estado. “Hoje, quando falamos da hegemonia nacional de alimentação, precisamos nos lembrar de que é necessária uma assistência técnica pontual para que o agricultor familiar possa produzir melhor. E, atualmente, o que vemos são mais e mais prefeituras querendo reincidir o contrato com a Emater. Muitas das politicas públicas conquistadas para o campo surgiram a partir do trabalho da Fetaemg e destas organizações que estão aqui presentes”, explicou.

Para ele, é preciso buscar novos mecanismos para garantir que o trabalho das emateres tenha continuidade. “É muito importante debater mais este assunto, discutir o papel da assistência técnica, para termos um trabalho de qualidade para nossos agricultores, não o que é feito hoje, por amostragem”, finalizou.

Além da Fetaemg, estiveram presentes o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), da Associação Brasileira das Emateres, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Feaemg), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), deputados federais, entidades sindicais.

Ao final de cada edição regional, as principais propostas são sistematizadas e elencadas. Esses documentos registram as demandas dos principais envolvidos e suas expectativas em relação à assistência técnica e à extensão rural. O deputado informou, ainda, que, uma vez encerrada a etapa regional, todas as proposições serão agrupadas em um documento final nacional, que será entregue ao Governo Federal e aos ministérios da Fazenda, do Planejamento e da Agricultura. A entrega será durante uma sessão solene da Câmara dos Deputados em novembro.