Terminou neste domingo (15) a I Feira de Agricultura Familiar de Paracatu (Agripar), que reuniu somente na abertura aproximadamente duas mil pessoas, entre agricultores familiares, assentados da reforma agrária, autoridades locais e técnicos.
O presidente da Fetaemg, Vilson Luiz , que esteve na solenidade de abertura afirma que a Agripar foi um sucesso e serviu para mostrar a organização e potencial de produção dos agricultores da região. “Saimos com importantes encaminhamentos de realizar anualmente feiras municipais e regionais”, disse o presidente.
Promovida pela Secretaria Municipal de Agricultura e Sindicato de Trabalhadores Rurais, com o apoio da Fetaemg, o evento teve a participação de agricultores da região Noroeste que distribuíram nos 30 estandes produtos da agroindústria, além do artesanato, mostrando ao público o verdadeiro potencial da agricultura familiar da região. Houve também espaço para apresentações culturais e realização de palestras.
O secretário de Agricultura, Mauro Brochado agradeceu as empresas e comunidades que participaram da feira. “Foi feito um trabalho conjunto para a organização e realização do evento, mas com certeza valeu a pena. Pois, o objetivo da feira era o fortalecimento da agricultura familiar e a consolidação do agricultor na área urbana, possibilitando novos contatos comerciais”, enfatizou. “Esta foi uma grande oportunidade que nossa região teve de mostrar seu potencial agrícola”, finalizou.
Também fez parte da programação da feira uma reunião com representantes de comércio e agricultores e representantes do Ceasa-BH que discutiram a viabilidade de criar na região uma unidade da Ceasa, além de palestra sobre empreendedorismo rural proferida pelo gerente regional da Emater Manoel Faria que falou sobre a necessidade em assegurar a qualidade dos produtos, padronização, cooperação, preservação ambiental e sustentabilidade.
Os visitantes também puderam assistir a apresentação da tribo de índios Pataxós de Carmésia e do Grupo “Fio Ação”, das fiandeiras de Natalândia, que, enquanto teciam e fiavam, cantavam.
A Agripar deixou o gosto de quero mais. “O resultado foi tão bom que os expositores e visitantes fizeram um abaixo-assinado para que a feira aconteça de três em três meses, o que por enquanto não é possível. Entretanto, trabalharemos muito para que ano que vem tenhamos mais uma edição, deste sucesso que superou todas as expectativas”, revelou Fausto Resende Chaves, da Secretaria de Agricultura.
Com informações da Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Paracatu