Produção de queijo artesanal em Minas contará com programa de apoio

8 anos atrás

A Fetaemg participou nesta quinta feira (25/08), em Belo Horizonte, de uma reunião que teve como proposta estudar a criação de um programa de apoio ao queijo minas artesanal. O objetivo é auxiliar os pequenos produtores de leite nos processos de produção e comercialização, para gerar produtos com mais segurança e qualidade e com isso, criar mais trabalho e renda para os trabalhadores do campo.

Na reunião foram debatidos vários pontos, dentre eles, indicação geográfica do queijo, problemas na regularização da produção e fomento à pesquisas científicas na cadeia produtiva do queijo minas artesanal.

A iniciativa irá beneficiar, principalmente, os pequenos produtores de queijo artesanal. Hoje, com a legislação vigente, muitos não conseguem a regularização de seus produtos. Com o grupo de apoio, os trabalhadores terão mais acesso à informação e à incentivos, o que permitirá uma produção dentro das normas e com mais possibilidades de negócios.

Na ocasião, a Fetaemg foi representada pelo diretor de política agrícola Marcos Vinícius e pelos assessores Guilherme Rabelo e Camila Lima. Também participaram da reunião representantes do Sebrae, Epamig, Emater, Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA) e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).