Fetaemg lamenta falecimento do ex-presidente da Contag

10 anos atrás

A Fetaemg lamenta profundamente a perda irreparável do companheiro de luta Manoel Santos. Além de dirigente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape) Manoel era deputado estadual pelo PT.

O seu corpo foi velado na tarde desta segunda-feira (20), na Fetape. Depois foi levado em cortejo até a Assembleia Legislativa de Pernambuco, onde ficou até a manhã da terça (21), onde foi celebrada uma cerimônia religiosa pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido.

HISTÓRICO de VIDA e MILITÂNCIA
Manoel José dos Santos nasceu no dia 07 de abril de 1952, na cidade de Serra Talhada, no Sertão pernambucano. Negro e agricultor familiar, começou a trabalhar na roça aos seis anos de idade, ingressou no movimento sindical aos vinte anos e tinha como grau de instrução, o ensino fundamental.

Iniciou o seu trabalho nos movimentos sociais como Agente Pastoral da Ação Católica Rural (ACR), entre 1973 e 1978. Nessa época, filiou-se ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Serra Talhada (SRT). Já integrante ao movimento sindical, elegeu-se primeiro suplente do (STR) e, em seguida, assumiu a função de tesoureiro e, logo após, em 1981, chegou à presidência do órgão.

Em 1990, ocupou o cargo de Secretário Geral da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape). Entre 1993 e 1998 foi eleito ao cargo de presidente da entidade. Em seguida, no período entre 1998 e 2009, ocupou a presidência da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura – Contag, que é a maior confederação de trabalhadores rurais da América Latina e uma das maiores do mundo. Foi o primeiro secretário rural da Central Única dos Trabalhadores – CUT e dirigente-fundador do Partido dos Trabalhadores – PT no Estado de Pernambuco.

Envolvido com o PT, se destacou como um companheiro atuante junto às diversas lideranças do partido, sendo então convidado no ano de 2002, para contribuir com o Plano de Governo e ajudar o processo de transição. Como resultado das negociações, pode citar o Programa de Alimentação Escolar – PAA, o aumento dos recursos destinados à Assistência Técnica e ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF.

Em 2014, foi eleito deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores – PT, conquistando 42.347 votos com expressivo apoio das organizações dos trabalhadores e trabalhadoras rurais de Pernambuco.