De olho nas oportunidades geradas pela Copa do Mundo, produtos orgânicos e tradicionais da agricultura familiar serão apresentados aos turistas estrangeiros durante o mundial. Os produtos serão exibidos em quiosques em dez das cidades sede da Copa. No Rio de Janeiro, por exemplo, a unidade será instalada em Copacabana, enquanto em Brasília ficará no museu da República. Belo Horizonte e Cuiabá, no entanto, não terão quiosques devido a problemas burocráticos para liberação de espaços.
Ao todo, 60 associações e cooperativas, com a participação de 25 mil famílias, foram selecionadas em todo o país para expor os produtos da agricultura familiar durante o período da copa, sendo seis delas de Minas Gerais.
O foco da campanha é incentivar o consumo interno de produtos sustentáveis no país, apresentando no Nordeste produtos do Sul; no Sudeste, produtos da Amazônia, de acordo com informações da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. A partir da divulgação dos produtos, a ideia é que bares, hotéis e loja de conveniência possam firmar parcerias com as cooperativas de pequenos agricultores.
Além de exibir os produtos em quiosques, o programa Brasil Orgânico e Sustentável prevê a distribuição de 18 mil kits para os voluntários que vão atuar na Copa do Mundo. Eles foram adquiridos das cooperativas pelo Ministério do Desenvolvimento Social e compõe esses kits sucos orgânicos, castanhas de caju, do Brasil e de baru, barra de cereais, frutas desidratadas, mel e biscoitos integrais.
Com informações do Caderno Agropecuário/Jornal Estado de Minas