Fetaemg participa do Encontro da Regional Sudeste da Contag

9 anos atrás

Foi realizado, entre os dias 1º e 3 de março, no Centro de Estudos Sindicais da Fetaemg, o Encontro Regional da Contag – Sudeste – que controu acom a participação de representantes das Federações dos Trabalhadores da região. Os representantes discutiram, dentre outros temas, as ações de massa para 2016; mobilização contra a reforma da previdência; 22º Grito da Terra Brasil – GTB 2016; Marcha pela Reforma Agrária; Enquadramento Sindical da Agricultura Familiar; Sustentabilidade Político-Financeira; 12º Congresso Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais.

Para o presidente da Fetaemg, Vilson Luis da Silva, mais do que um encontro estratégico, a sincronização de ideias é fundamental para que os direitos dos trabalhadores sejam preservados. “Foi um momento muito importante. Houveram debates encalorados e tudo o que discutimos nos fez ver que estamos no caminho certo. É por meio de nossas propostas, das mobilizações, das nossas ações conjuntas, que a gente avança, que a gente conquista e que a gente representa, efetivamente, melhor os nossos trabalhadores e trabalhadoras rurais que estão no campo”, afirma.

O presidente da Fetag RJ, Oto dos Santos, também acredita que o encontro fortalece a luta. “O movimento é uma ferramenta para os trabalhadores defenderem seus direitos. As atividades deste encontro são fundamentais para fortalecer o estado e fortalecer as ações nacionais”, explica.

O encontro buscou, além da definição estratégica para as ações do ano, definir as diretrizes no âmbito econômico e político. No atual cenário atravessado pelo país, é necessário que haja esta organização para defender os direitos do trabalhador rural. “Os trabalhadores estão perdendo seus direitos e isto reflete diretamente na economia. Se há cortes, os programas voltados ao campo não se desenvolvem. O MDA sofreu um corte de 60% dos recursos e isso afeta diretamente o campo. Sem dinheiro não há recursos e sem recursos não há compras, crédito fundiário e reforma agrária” disse o secretário Nacional de Políticas Agrárias da Contag, Zenildo Pereira Xavier.

A secretária de formação e organização sindical da Fetaes (ES), Augusta Búfolo, também acredita que, neste momento de crise, o encontro é de extrema importância.” A Contag realiza as regionais para escutar, conhecer melhor a realidade que cada estado vive neste momento em que passamos por uma crise econômica. Isso é necessário para avaliar os próximos passos e fortalecer o movimento sindical”, resumi.

Para o diretor da Fetag SP e diretor regional da Contag, Elias David de Souza, a regionalização dos encontros é a maneira mais eficaz para se chegar a definições mais precisas e coerentes. “O fato do grupo ser menor facilita o debate. Menos pessoas, conversando sobre necessidades regionais é importante para que os dirigentes tenham um maior entendimento sobre as necessidades de cada região”, finaliza.

O secretário de formação e organização sindical da Contag, Juraci Moreira Souto, explica a importância de se planejar suas ações que a Contag planeja suas ações anuais a partir das regiões. “As necessidades regionais são específicas. Todo ano fazemos essa conversa para ouvir as federações, trocar informações e aproximar as regiões para planejar ações”, conclui.