Fetaemg participa de conferência internacional em defesa da classe trabalhadora

8 anos atrás

Junto com a Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), e com a Contag, a Fetaemg participou da 4ª conferência da União Internacional Sindical dos Trabalhadores da Agricultura, Alimentação, Comércio, Têxteis e indústrias (UISTAACT), no período de 13 a 17 de junho, em Paris, na França, com o objetivo de debater sobre os desafios apresentados à classe trabalhadora do mundo inteiro.

Marcos Vinícius, diretor de Política Agrícola e Cooperativismo, que representou a Fetaemg na conferência, explica que a proposta foi também criar uma relação entre representantes da classe trabalhadora do mundo inteiro. “Tivemos a oportunidade de perceber que os problemas em outros países não são muito diferentes em relação aos que enfrentamos no Brasil. A pauta na verdade é a de irmos para as ruas para garantir que os direitos dos trabalhadores prevaleçam. A mobilização em Brasília, no dia 16 de junho, é um exemplo disso para garantir os direitos dos trabalhadores,” explica.

Como resultado da conferência, Marcos explica que estão sendo encaminhados documentos para vários países, inclusive para o Brasil, retratando a crise política que o pais vem enfrentando.

Além do diretor Marcos Vinícius, integraram a delegação da CTB, Sérgio Miranda, secretário das Políticas Agrárias e Agrícolas; David Wylkerson, secretário de Política Agrícola da Contag; as dirigentes Vânia Pinto Marques e Ronicleia Rodrigues; e a assessora de Relações Internacionais, Jenny Dauvergne.

A conferência foi organizada e articulada pela FNAF-CGT, a Federação Nacional do Agroalimentar e Florestas da Confederação Geral do Trabalho, e contou com a presença de representantes de 86 países, 121 organizações, entre outros 223 participantes. A variedade das organizações e países presentes, permitiu uma rica troca de informações sobre a situação política, social e sindical de cada nação.

Franceses contra a retirada de direitos
A conferência coincidiu com uma forte e história luta do povo francês pela manutenção do bem-estar social e contra a reforma do código do trabalho promovida pelo presidente Françoise Hollande. Trabalhadores protestam contra as medidas que promovem a diminuição dos direitos. Uma grande mobilização, com cerca de 1 milhão de trabalhadores, levou a delegação internacional da UISTAACT para participar de uma das maiores marchas do ano na França. A Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB) foi representada por sua delegação.