O presidente do Conselho de Alimentação Escolar de Minas Gerais (CAE/ MG) e da Fetaemg, Vilson Luiz da Silva, e demais membros do CAE se reuniram nesta quarta, 24/09, com a Secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, na Cidade Administrativa, em BH.
O encontro foi realizado por solicitação dos integrantes do CAE, que apresentaram plano de ação traçado pelo grupo, além de cobrar retorno sobre as demandas anteriormente solicitadas, como o aumento do contingente de nutricionistas nas Superintendências Regionais de Ensino (SREs) de Minas, liberação de recursos para o trabalho de monitoramentos nas escolas públicas e, também, a realização, junto a comunidade escolar e civil, de ações que fomentem o desenvolvimento de políticas pública voltadas para este tema.
De acordo com o presidente, esta primeira agenda com a Secretária de Estado de Educação trouxe uma repercussão positiva. “Atendendo a uma demanda antiga do CAE, soubemos em primeira mão que a SEE irá contratar 53 nutricionistas para atuarem nas superintendências em todo o Estado, acompanhando a merenda escolar das crianças da rede pública. Além disso, tivemos um bom encaminhamento das outras pautas apresentadas pelo conselho. A atuação do CAE está ganhando maior visibilidade e reconhecimento por parte do poder público e sociedade civil a cada dia. Fato que só corrobora para que façamos sempre um trabalho de grande valor”, explica Vilson Luiz.
Com o objetivo fiscalizar e assessorar, permanentemente, o destino dos recursos para alimentação escolar, o Conselho é composto por representantes do Governo Estadual e sociedade civil organizada, da qual a Fetaemg faz parte.
Para a Secretaria de Educação de Minas, Macaé Evaristo, o CAE é fundamental para garantir a adequada realização do programa de merenda escolar. “Considero muito importante esta aproximação entre o Conselho e a Secretaria, pois assim conseguimos alinhar as demandas que surgem. Precisamos ampliar a possibilidade do CAE estar mais perto das escolas e buscaremos articular, junto com as associações e sindicatos, uma aproximação com a agricultura familiar, melhorando a alimentação de nossas crianças. Daqui a pouco, poderemos mostrar mais resultados para a sociedade mineira”, finaliza.
Alimentação saudável nas escolas
Demanda solicitada pelo CAE e atendida pela SEE, a equipe de nutricionistas que irá compor o quadro da Secretaria de Educação tem importante papel na alimentação dos alunos da rede pública de ensino. Elas serão responsáveis por visitar as Superintendências Regionais, para capacitar profissionais que atuam na manipulação de alimentos nas escolas estaduais localizadas nas sedes das SREs.
Nessas capacitações, as cantineiras recebem orientações sobre a elaboração do cardápio e a importância da merenda escolar. Os profissionais que atuam com a manipulação de alimentos.