Cerca de 400 lideranças sindicais de todas as regiões do Estado participaram nesta terça-feira (11/03), em Belo Horizonte, da reunião do Conselho da Fetaemg. O encontro teve, entre outros objetivos, preparar os dirigentes para o 9º Congresso da Fetaemg, que acontece em maio. Durante a abertura, o presidente da Fetaemg, Vilson Luiz da Silva, chamou a atenção para a importância dos Sindicatos obedecerem aos prazos regimentais do Congresso e realizarem suas Assembleias para a escolha dos delegados e delegadas que participarão do Congresso.
O principal tema dos debates foi “Política, Organização e Estrutura Sindical”, que contou com a apresentação de um painel, destacando a participação da Contag num grupo de trabalho criado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com a função de debater e formular propostas relacionadas aos critérios para a criação de estruturas sindicais. Os participantes também tiveram a oportunidade de saber mais sobre os critérios do MTE para a criação de novos Sindicatos.
Durante o debate, os dirigentes chamaram a atenção para a garantia da unicidade sindical como forma de fortalecer a categoria.
O presidente da Fetaemg, Vilson Luiz da Silva, explicou que o pluralismo sindical divide a categoria e quem perde com isso são os trabalhadores que podem ficar sem uma representação forte. “Para mim a temática mais importante atualmente é a discussão da unicidade sindical e da estrutura sindical que queremos.”
Também foi colocada em pauta a necessidade do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Minas Gerais trabalhar um projeto político para dar sustentação e fortalecer a categoria. O secretário de Formação e Organização Sindical da Contag, Juraci Moreira Souto, destacou que os Sindicatos, a Fetaemg e a Contag têm estrutura e força de organização para colocar em prática um projeto político que atenda aos interesses da categoria.