Foi realizada no dia 13 de setembro, domingo, a inauguração da nova sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lagoa Dourada, município localizado no Campo das Vertentes. Presente a comemoração deste momento tão importante para o sindicato, que conquista matriz própria após 18 anos de importante atuação na região, estiveram o presidente da Fetaemg, Vilson Luiz da Silva, o prefeito Antônio Mangá, o presidente do STR de Lagoa Dourada, Sebastião Otávio Martins, representante do Banco do Brasil, vereadores, diretores e assessores da Fetaemg, trabalhadores e trabalhadoras rurais.
Em seu discurso, Vilson Luiz da Silva destacou a importância do trabalho do primeiro presidente e fundador do STR, José Valter, também presente ao evento. “Ele foi uma peça fundamental para criar esta casa que representa o homem do campo. E dando continuidade, o atual presidente do STR, Sebastião Martins, com o seu trabalho, nos propiciou termos hoje uma sede própria, a qual entregamos com muito orgulho aos trabalhadores e trabalhadoras rurais de Lagoa Dourada”, disse.
Segundo o presidente, para Fetaemg, esta conquista é de muita importância, pois reconhece todo o grande trabalho desenvolvido pelo sindicato na localidade e municípios do entorno. “Hoje essa casa é a ponte que propicia a chegada de qualquer benefício ao trabalhador e trabalhadora rural. No tocante ao Pronaf, com todas as linhas de crédito, ao atendimento ao CAR, cadastro muito importante para nós, proprietários rurais, independente do tamanho de nossas propriedades, o sindicato irá fazer. Temos que atuar nas dificuldades que nós estamos vivendo, como combater a saída do homem do campo por falta de alguma politica publica. Muitas chegaram e, se chegaram, é porque esta casa aqui faz parte desta luta”, afirmou.
Para marcar a data, o STR de Lagoa Dourada ofereceu um almoço aos convidados presentes, onde um grande bolo comemorativo foi repartido e distribuído à população que esteve no local.