Um ano de muito trabalho e estudos. Assim, é com muito orgulho que a Fetaemg forma sua primeira turma de Formação Sindical após cinco módulos de treinamento realizados no Centro de Estudos Sindicais da Fetaemg, em parceria com o Centro de Estudos Sindicais (CES). Sob a coordenação da secretária de Comunicação do CES, Kátia Gaivoto, e da assessora de Formação Sindical da Fetaemg, Josefina Baetens, 50 formadores, educadores e educadoras ligados a instituição receberam no dia 11/12 o seu certificado oficial em uma cerimônia de formatura que emocionou a todos e todas. Para o presidente da Fetaemg, Vilson Luiz da Silva, a formação tem que ser vista com um investimento, que é o “carro chefe” do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais.
“Os dirigentes precisam estar preparados para atuar diante da atual conjuntura em que estamos vivendo. Com essa iniciativa, a Fetaemg dá uma significativa contribuição na formação política sindical, contribuindo coma compreensão da consciência de classe desses dirigentes e assessores”, afirma. De acordo com a secretária-geral adjunta da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e Diretora do CES, Kátia Gaivoto, com o curso a Fetaemg dá um grande passo na formação dos dirigentes e assessores que atuam junto aos trabalhadores e trabalhadoras rurais, objetivando fortalecer o movimento sindical do campo. “A maior ação política que uma entidade de classe pode fazer para sua base, é formar seus dirigentes pra luta”. Além do presidente da Fetaemg e da secretária-geral adjunta, estiveram presentes também ao evento, compondo a mesa de solenidade, o Secretário de Formação e Organização Sindical da Contag, Juraci Moreira Souto, a coordenadora geral do CES, Gilda Almeida de Souza, e a diretora da CTB nacional e secretária nacional de Formação Sindical da entidade, Celina Alves Aréas.
O curso de Formação Sindical tem como objetivo formar multiplicadores para levar a formação até a base, tendo como pressuposto contribuir para maior consciência política de classe, além de preparar as lideranças sindicais para o enfrentamento político necessário para avançar nas conquistas. Ao todo, foram 224h de estudos para aprofundamento em temas relevantes para o trabalho junto as bases, como: História do Movimento Sindical Urbano e Rural; História da Fetaemg; – Oratória; Estado, Democracia e Direito; Saúde do Trabalhador; Planejamento Estratégico Situacional; Previdência e os Trabalhadores; Estrutura Agrária Brasileira; Agroecologia; Concepções Sindicais e muitos outros assuntos. A equipe graduada recebeu o nome de Turma José dos Reis, em homenagem ao Diretor de Formação e Organização Sindical da Fetaemg, assentado de reforma Agrária, que se encontra licenciado por motivos de saúde. Ele, juntamente com o presidente da Fetaemg, Vilson Luiz da Silva, foi grande incentivador na realização desse projeto. Clique aqui para ver as fotos dos evento.