Dando continuidade ao processo de formação sindical da Fetaemg, foi realizado na semana de 14 a 18 de setembro, em Belo Horizonte, o terceiro módulo do curso de formação sindical, realizado em parceria com a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e com o Centro de Estudos Sindicais (CES).
O projeto tem como objetivo formar multiplicadores para levar a formação até a base, elevando o nível de consciência política da classe trabalhadora, além de preparar as lideranças sindicais para o enfrentamento político necessário para avançar nas conquistas.
Anteriormente ao curso, dirigentes e assessores dos STRs construíram, de forma coletiva, o Planejamento Estratégico de Formação da Fetaemg, ocasião aonde as opiniões e expectativas dos todos foram acolhidas e registradas. Para o presidente da Fetaemg, Vilson Luiz da Silva, a formação tem que ser vista com um investimento, que é o “carro chefe” do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais. “Os dirigentes precisam estar preparados para atuar diante da atual conjuntura em que estamos vivendo. Com essa iniciativa, a Fetaemg dá uma significativa contribuição na formação política, elevando o nível de consciência política desses dirigentes”, afirma.
De acordo com a secretária-geral adjunta da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Kátia Gaivoto, com o curso a Fetaemg dá um grande passo na formação dos trabalhadores e trabalhadoras rurais. “Esperamos contribuir para que esses sindicalistas que estão participando possam compreender cientificamente, ou seja, ler e ter um conhecimento mais científico para melhorar a sua abordagem no enfrentamento do dia a dia”. História e cultura
Com o apoio do pesquisador e historiador Renato Bastos e da coordenadora pedagógica Cristiane Batista, ambos do CES, as aulas abordaram temas como Saúde do Trabalhador, História do Brasil, Didática para pedagogia histórico-critica e História dos Movimentos Sindicais urbano e rural, sendo ministradas pelos economistas Reginaldo Muniz, pelo advogado e assessor do Conselho Nacional de Saúde, Luiz Gonzaga Araújo, e pelo professor João Luiz Gasparin. Também fez parte da programação uma visita ao conjunto Arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte.