Assentados da reforma agrária recebem diploma de graduação pela Fafidia

12 anos atrás

Após cerca de quatro anos dedicados aos cursos de pedagogia do campo e história pela Faculdade de Filosofia e Letras de Diamantina (Fafidia), assentados da reforma agrária receberam seus diplomas.  A formatura foi na última quinta-feira, 11 de outubro. O presidente da Fetaemg Vilson Luiz da Silva, que participou da formatura dos alunos, diz que as ações da Fetaemg têm como um dos principais focos a educação do campo e as parcerias com Universidades vêm oferecendo aos jovens a oportunidade de se ingressarem numa faculdade, especialmente em cursos que valorizam as especificidades do campo e seus sujeitos. Vilson ressalta que a parceria com a Fafidia é uma conquista da Fetaemg que está mudando para melhor a realidade de vida de jovens e adultos, principalmente porque está estimulando a permanência da juventude no campo.

Além dos cursos de pedagogia do campo e história, a Fafidia oferece aos assentados os cursos de matemática e letras, que desde 2006, são ministrados por meio de convênio entre a Fetaemg, Pronera/Incra, Fundep/Fevale e Fafidia. Os cursos fazem parte do Programa de Formação de Docentes e Especialistas para a Educação do Campo que por sua vez está inserido no Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). A seleção dos alunos se deu por meio do vestibular com a oferta de 45 vagas por curso.

Pela metodologia de alternância, organizada em tempos e espaços denominados de Tempo Escola (período de atividades acadêmicas realizadas nos campus da Faculdade) e Tempo Comunidade (período de atividades acadêmicas realizadas no espaço de moradia e/ou trabalho do aluno) os cursos tem duração de quatro anos, com o diferencial de estarem voltados para os princípios da educação do campo.  

De acordo com a assessoria em Educação do campo da Fetaemg os cursos de licenciatura são frutos da conquista de uma política de formação inicial para educadores do campo, no âmbito do Pronera. “A Fetaemg aposta na formação desses educadores, pois acredita que essa ação é fundamental na construção de saberes necessários à formulação de uma política educacional do campo.”