Em resposta as reivindicações feitas pelos milhares de participantes da Marcha das Margaridas, a presidência da República divulgou recentemente as estratégias serão estabelecidas para atender as demandas apresentadas pelos manifestantes.
Dentre as prerrogativas, estão disponibilização de recursos para a construção de 1200 creches no meio rural, criação da rede de atendimento a mulher em situação de violência com ênfase nos municípios, dentre outros.
Entretanto, para a coordenadora da Comissão Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Fetaemg, Alaíde Bagetto, a resposta apresentada pela presidente Dilma foi rápida, mas não cumpriu as expectativas dos manifestantes. “Enviamos uma pauta com mais de 140 pontos e somente alguns foram deliberados. Estamos ainda aguardando retornos, mas é consideramos importante esta resposta imediata. Agora, nosso papel é E fazer com isso que estas propostas sejam implementadas, como um desdobramento da Marcha. Levaremos esta discussão para os munícipios do Estado”, explica.
A síntese temática dos pontos pactuados pode ser acessada no site da Contag, pelo link http://www.contag.org.br/imagens/f2517marcha-das-margaridas—compromissos-governo.pdf
Vale lembrar que a Marcha das Margaridas é considerada a maior mobilização da América Latina protagonizada pelas mulheres do campo e que a delegação mineira, organizada pela Fetaemg, foi uma das maiores delegações do país no evento.