Foi realizado entre os dias 1º e 3 de setembro, na Faculdade de Educação da UFMG, o Seminário de formação do projeto Escola da Terra, que contou com a presença do presidente da Fetaemg, Vilson Luiz da Silva, em sua cerimônia de abertura.
O programa tem como objetivo a formação continuada de educadores das escolas do campo em Minas Gerais, melhorando as condições de acesso, permanência e aprendizagem dos estudantes do campo e quilombolas em suas comunidades.
Oferece ainda apoio à formação de professores que atuam nas turmas dos anos iniciais do ensino fundamental formadas por estudantes de idades variadas e em escolas, fortalecendo-a como espaço de vivência social e cultural. Foram três dias de debates sobre a política de educação do campo, seus desafios e perspectivas, buscando ampliar o acesso à este modelo de formação para profissionais com atuação na Educação do Campo, contribuindo para a oferta de um ensino contextualizado às realidades de suas populações, de qualidade e em conformidade com as diretrizes para as escolas rurais.
A cerimônia de abertura contou ainda com participação de professores de 17 municípios mineiros que aderiram ao Escola da Terra. Além do presidente da Fetaemg, participaram da cerimônia a pró-reitora adjunta de Extensão da UFMG, Claudia Mayorga, a coordenadora do Educampo, Maria Isabel Antunes, o vice-diretor da FaE, João Valdir Souza, o representante da Secadi, Xavier Carvalho de Souza Neto, e a representante da Secretaria de Educação de Minas, Sônia Maria Roseno, o deputado Paulo Lamac.