Encontro em BH discute ações em benefício á terceira idade.
Dando prosseguimento a uma série de encontros para discutir estratégias de ação em benefício à terceira idade, a Fetaemg realizou em Belo Horizonte, dias 24 e 25 de março, com a parceria da Contag e Senar, o encontro intersindical que contou com a participação de lideranças sindicais, pensionistas e trabalhadores rurais aposentados da região da Grande BH.
Durante a abertura do evento o presidente da Fetaemg, Vilson Luiz, enfatizou a importância da terceira idade dentro do Movimento Sindical do Campo, cobrando ações mais efetivas por parte dos Sindicatos em benefício à categoria. “Precisamos fortalecer a nossa estrutura sindical no sentido de trabalhar por mais políticas públicas para a terceira idade. O ideal é que pelo menos 20% da contribuição que é arrecada da terceira idade seja revertida em ações que beneficiem esse público”, afirmou o presidente da Fetaemg.
O secretário Nacional da Terceira Idade/Contag, Natalino Cassaro afirmou que atualmente, mais de cinqüenta por cento dos associados aos Sindicatos de Trabalhadores Rurais são da terceira idade. A grande maioria já está no Movimento Sindical há mais de 20 anos. Cassaro enfatizou a necessidade de desenvolver ações que possam contemplar a categoria e afirmou que o encontro serviu para fortalecer a participação da terceira idade no Movimento Sindical, mostrando aos STRs a importância desse público. “O objetivo ao realizar esse encontro é mostrar à terceira idade os seus direitos e fortalecer a sua participação dentro do Movimento Sindical”, ressaltou o dirigente.
Assuntos como propostas de ações prioritárias para a terceira idade aprovadas durante Congressos do Movimento Sindical, crédito consignado e estatuto do idoso estiveram entre os itens da pauta de discussão durante os dois dias do encontro em Belo Horizonte.
Montes Claros, no Norte do estado, também sediou o encontro intersindical da terceira idade (22 e 23), com a participação de 25 sindicatos da região e um total de mais de 50 pessoas idosas do campo. Assim como em Belo Horizonte, os principais temas discutidos foram direitos e as políticas públicas voltadas para esse público. Também fez parte da pauta de debates a definição do repasse do percentual de recursos para o Fundo da Fetaemg para desenvolver trabalhos para a terceira idade, conforme deliberação do congresso estadual da categoria.