Com o objetivo de valorizar a participação política das pessoas da terceira idade no Movimento Sindical e defender seus direitos, a Fetaemg participa da 2ª Plenária Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Terceira Idade, na cidade de Luziânia, em Goiás. Cerca de 60 delegados e delegadas representando os Sindicatos de Trabalhadores Rurais, eleitos na plenária estadual em abril, estão presentes no evento para debater políticas públicas e direitos dos idosos.
O tema da plenária deste ano é “Tecendo histórias e valorizando saberes.” Dentro da programação, estão sendo discutidos temas relacionados à saúde e sexualidade, sucessão rural, produção agroecológica, plantas medicinais, políticas públicas para terceira idade, estatuto do idoso, entre outros. O objetivo deste evento é valorizar o protagonismo e a participação política das pessoas da terceira idade no Movimento Sindical e na construção de direitos para os povos do campo, da floresta e das águas. A plenária termina no dia 16 de junho.
No Brasil, um número significativo de pessoas idosas e da terceira idade continua vivendo na área rural, sendo que essa transição demográfica vem ocorrendo rapidamente. Dados do Manual de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa, revelam que 3,8 milhões de idosos vivem na área rural, destes 84,9% continuam trabalhando mesmo depois de aposentadas. Porém, ainda existem muitos desafios como, por exemplo, o elevado percentual de pessoas idosas analfabetas, sobretudo no campo.