Foi realizado entre os dias 22 e 24 de julho, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, III Encontro Mineiro de Educação do Campo. Com o tema “Da Luta e Conquista de Políticas Públicas – Que caminhos estamos construindo?”, o evento, que contou com a participação da Featemg, buscou debater sobre as especificidades do tema para o ensino básico e superior a partir do envolvimento dos diversos segmentos sociais que atuam com a Educação do Campo.
Durante três dias participantes socializaram e discutiram suas práticas, aumentando o compartilhamento e a produção de conhecimentos, saberes e experiências, em uma estrutura que privilegia a interação dos pesquisadores e dos conhecimentos produzidos.
Na abertura, a secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, destacou desafios importantes na educação do campo que só serão superados a partir de um esforço coletivo. “Temos que pensar o acesso aos anos finais do ensino fundamental e ao ensino médio para os nossos jovens que estão na educação do campo. Nós sabemos que no nosso Estado temos mais de 175 mil jovens na faixa etária de 15 a 17 anos que estão fora da escola. Também sabemos que boa parte deles está em nossas comunidades rurais”, destacou.
Estiveram presentes também representantes do Ministério da Educação, pesquisadores universitários, de órgãos públicos, de organizações não-governamentais e de movimentos sociais e sindicais.
Sobre o Encontro
O Encontro Mineiro de Educação do Campo é um evento da Rede Mineira de Educação do Campo que acontece de dois em dois anos. Tem a coordenação de um coletivo gestor formado por movimentos sociais, sindicais, universidades e órgãos públicos como a Secretaria de Estado de Educação.
Minas Gerais possui 356 escolas estaduais do campo e o acompanhamento dessas ações no Estado é feito pela Superintendência de Modalidades e Temáticas Especiais de Ensino da SEE.