Cerca de três mil trabalhadoras rurais do Norte de Minas participaram em Porteirinha nos dias 22 e 23 de março, da IV Marcha das Mulheres com o objetivo de chamar a atenção pelo fim da violência contra a mulher, por menos burocracia no crédito, por uma reforma agrária ampla e massiva e por um modelo de produção agroecológica sustentável.
A cada ano a Marcha vem se tornando mais expressiva. Em 2010, quando começou, foram apenas 400 trabalhadoras. Neste ano, trabalhadoras, inclusive de outras regiões do Estado aderiram à mobilização. Houve o envolvimento de mulheres de 30 municípios. “Regiões como o Sul de Minas e Vale do Mucuri vieram participar e conhecer de perto a nossa força de mobilização para adotar a iniciativa em suas regiões”, diz a presidente da Associação do Coletivo de Mulheres Organizadas do Norte de Minas, Maria de Lourdes Nascimento.
Após esses três anos de realização da Marcha as trabalhadoras tiveram importantes conquistas, especialmente por mostraram que estão organizadas e comprometidas com as causas das mulheres do meio rural. Como resultado das mobilizações, foram reativados Conselhos Municipais, além da conquista de uma unidade móvel de atendimento à mulher que sofreram violência. Lourdes diz que a Marcha trouxe ainda um importante ganho para as mulheres rurais que foi a conquista de espaços políticos. “Hoje as trabalhadoras estão mais organizadas e conscientes da necessidade de participarem desses espaços”, diz.
A coordenadora da Comissão Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Fetaemg, Alaíde Bagetto, diz que essa Marcha pode servir de exemplo para que outras regiões do Estado adotam a iniciativa. “Cabe à Coordenação Regional junto com os Sindicatos, associações, grupos produtivos de mulheres mostrarem a força da mulher do campo na conquista de seus direitos e ideais”, explica.
A IV Marcha das Mulheres Trabalhadoras Rurais do Norte de Minas foi realizada com o apoio da Fetaemg, por meio da Comissão Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais e da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB).